terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Especial Títulos #01: As 4 Copas da Liga Inglesa do Nottingham Forest


Em nosso blog a partir de hoje abriremos espaço pra contar um pouco da história do Nottingham Forest, afinal já que o presente é nebuloso e o futuro, incerto, nada melhor do que relembrar as velhas conquistas.

E em uma semana em que tivemos a decisão da Copa da Liga Inglesa vencida pelo Manchester United, nada melhor do que falar desse torneio em que o Nottingham Forest é tetra campeão e está no hall dos maiores vencedores da competição.

Existe muita dúvida entre os simpatizantes do Futebol Inglês de quais são as principais diferenças da Copa da Liga Inglesa e da FA Cup, ambas copas disputadas e consideradas títulos nacionais. A primeira diferença é que a Copa da Liga Inglesa envolve todos os times que estão nas primeiras 4 divisões nacionais, ou seja, são 92 clubes participantes. É uma Copa mais "elitizada". Porém, a FA Cup, além de ser o torneio mais antigo de futebol já conhecido, envolve TODOS os times licenciados da Inglaterra - dos profissionais aos amadores.

Diferente da Copa da Liga, não há requisitos pra se classificar nela, basta querer se inscrever. É uma Copa que começa a ser jogada nos primeiros dias da temporada e só acaba no final. É claro que os clubes de maior importância entram somente na terceira fase, portanto enquanto eles não entram, há um filtro que é realizado nos confrontos. Por ser uma competição maior e mais completa (pra se ter uma ideia a última edição possuía mais de 750 times), é um torneio mais valorizado e com mais peso. Porém a Copa da Liga Inglesa não deixa de ser importante também.

Para se ter uma ideia, o Arsenal possui menos Copa da Liga Inglesa do que o Forest, além da Champions League.

Maiores vencedores até o momento:
Liverpool - 8
Aston Villa, Chelsea e Man United - 5
City, Tottenham e Forest - 4

Como era de se esperar, as 4 conquistas da Copa da Liga Inglesa foram vencidas na era de Brian Clough, entre 1975 e 1993. Além de 4 conquistas, o clube possui mais 2 vice campeonatos.

1º Tìtulo - Copa da Liga Inglesa -1977/1978


Nessa época, as decisões do torneio eram realizadas em 2 jogos. E esse ano foi o último ano que foi realizado dessa forma. O Forest entrou somente na segunda fase da competição. Neste ano, o Forest já havia subido de divisão e tinha sido campeão inglês na mesma temporada, portanto nesse ano o Forest levou 2 títulos nacionais pra casa.

Resultados da Campanha:
Nottingham Forest 5x0 West Ham
Nottingham Forest 4x0 Notts County
Nottingham Forest 4x2 Aston Villa
Bury 0x3 Nottingham Forest
Leeds United 1x3 Nottingham Forest
Nottingham Forest 4x2 Leeds United (A partir da semi final era realizado jogo de ida e volta. Nas outras fases, se empatasse haveria o replay que é a partida jogada novamente, na casa do adversário)
Nottingham Forest 0x0 Liverpool (Primeiro jogo - Wembley)
Liverpool 0x1 Nottingham Forest (Segundo jogo - Old Trafford)

Vídeo da final:


O Jogo foi polêmico e o Forest venceu com um pênalti marcado fora da área. Enquanto o Forest levava a Copa e o Campeonato Inglês, o Liverpool levava a Champions League, para você ver como naquela época o Forest batia de frente com a maior potência do país e uma das maiores da Europa.


2º Tìtulo - Copa da Liga Inglesa -1978/1979


O Bi Campeonato do Forest veio logo na temporada seguinte. Naquele ano, o Forest levantou novamente duas taças, mas dessa vez junto da Copa da Liga Inglesa veio a primeira Champions League. O Forest, neste ano foi o primeiro clube a ser bi campeão em anos seguidos. A final foi contra o Southampton.

Resultados da Campanha:
Oldham 0x0 Nottingham Forest
Nottingham Forest 4x2 Oldham (replay)
Oxford 0x5 Nottingham Forest
Everton 2x3 Nottingham Forest
Nottingham Forest 3x1 Brighton
Nottingham Forest 3x1 Watford
Watford 0x0 Nottingham Forest
Nottingham Forest 3x2 Southampton (Final em jogo único)

O Vídeo da final é dividido em 4 partes e inclui a entrega da taça e a coletiva de Brian Clough após o jogo. Para quem se interessar:

 

3º Tìtulo - Copa da Liga Inglesa -1988/1989


O Forest teve sua chance de ser tri campeão no ano seguinte à segunda conquista em 1979/1980, porém na final perdeu para o Wolverhampton por 1x0. Após 10 anos do segundo título da Copa da Liga Inglesa, o Forest venceu a terceira copa. Nessa época, a geração de ouro já havia sido desfeita. A nova geração contava com uma base renovada, entre eles o filho de Brian Clough, Nigel, que jogava na base e foi promovido. Seguindo os passos do pai, também como atacante, ele levantou sua primeira taça como jogador e ainda fez gol na final. Outro jogador de destaque nessa época foi Stuart Pearce que posteriormente brilhou na seleção inglesa. Na final uma vitória sobre o Luton, que era o atual campeão da competição.

Resultados da Campanha: 
Nottingham Forest 6x0 Chester City
Chester City 0x4 Nottingham Forest
Nottingham Forest 3x2 Coventry City
Leicester City 0x0 Nottingham Forest
Nottingham Forest 2x1 Leicester City
Nottingham Forest 5x2 Queens Park Rangers
Nottingham Forest 1x1 Bristol City
Bristol City 0x1 Nottingham Forest
Nottingham Forest 3x1 Luton Town (Final)

Vídeo da Final:

 


4º Tìtulo - Copa da Liga Inglesa -1989/1990


Com a mesma base do ano anterior, o Forest chegou novamente à final da competição. Dessa vez a final foi contra o Oldham. Era o segundo bi campeonato da competição conquistado pelo Forest. Esse foi o último título de importância do clube. Em 1992 o clube ainda foi vice campeão da Copa da Liga Inglesa, perdendo pro Manchester United. E em 1991, o Forest perdeu a FA Cup para o Tottenham.

Resultados da Campanha: 
Nottingham Forest 1x1 Huddersfield
Huddersfield 3x3 Nottingham Forest (passou na prorrogação por gols fora)
Crystal Palace 0x0 Nottingham Forest
Nottingham Forest 5x0 Crystal Palace
Nottingham Forest 1x0 Everton
Nottingham Forest 2x2 Tottenham
Tottenham 2x3 Nottingham Forest
Nottingham Forest 2x1 Coventry City
Coventry City 0x0 Nottingham Forest
Nottingham Forest 1x0 Oldham (Final)

Vídeo da Final:


Após essa sequência de copas, o Nottingham Forest nunca mais chegou nas finais. Atualmente, como filosofia do clube (errada), o clube prefere poupar o time e dar prioridade na Championship, mas a estratégia não tem dado certo.



Comente com o Facebook: