quarta-feira, 22 de março de 2017

Curiosidades: Arsenal e a inspiração no Nottingham Forest


O Nottingham Forest possui 151 anos, portanto praticamente todos os clubes ingleses vieram após os Reds. O Forest foi o primeiro clube na Inglaterra a vestir a camisa vermelha. E uma história curiosa envolve o Arsenal. Em 1886 o Nottingham Forest contribuiu com os primeiros jogos do Arsenal, doando seu uniforme (naquela época os uniformes não possuíam o emblema, somente a cor da camisa e o número) para os jogos dos Gunners. Nas primeiras épocas do futebol inglês não era a camisa que diferenciava os clubes e sim bonés. O Arsenal era um clube fundado por trabalhadores de uma fábrica de armas e solicitou ajuda ao Forest para ter o uniforme.

Isso também aconteceu durante a fundação do Liverpool e do Brighton, pois naquela época o uniforme de jogo era considerado caro e as equipes iniciantes não possuíam. Somente o Arsenal continuou usando os uniformes vermelhos dados pelo Forest naquela época. Isso durou até 1925, quando o Arsenal adicionou as famosas mangas brancas em seu uniforme 1 para diferenciar de outras equipes, pois muitas usavam vermelho na época. Há uma discussão do motivo das mangas brancas serem adicionadas e uma delas é que houve um amistoso entre as duas equipes e o Arsenal usou lenços brancos nos braços para diferenciar.

Mas aí vem uma pergunta: Por que o Forest usou vermelho como cor principal? Isso se deve a uma homenagem ao italiano político Giuseppe Garibaldi que era conhecido por usar a cor vermelha em suas tropas e bandeiras. Por isso é comum chamarem o tom de vermelho da camisa do Forest de "Vermelho Garibaldi"



Comente com o Facebook: