sexta-feira, 14 de abril de 2017

Análise: Faltando 4 rodadas para o fim da Championship, veja a tabela dos concorrentes do Forest

Com a derrota do Nottingham Forest nesta sexta feira somado a vitória do Wigan na quinta, a briga pelo rebaixamento foi reaberta e 6 equipes brigam para não ficar com 2 vagas que rebaixam para a League One. Em uma disputa que prometerá ir até a última rodada, ainda não há definições, diferente dos últimos anos, por incrível que pareça as equipes da atual Championship estão pontuando mais em relação a anos anteriores.

Como está a classificação atualmente:

Abaixo uma análise da tabela dos 6 times e todos os confrontos diretos:


Bristol City:
Blackburn x Bristol City (Fora)
Bristol City x Barnsley (Casa)
Brighton x Bristol City (Fora)
Bristol City x Birmingham (Casa)

O Bristol City venceu 4 partidas e perdeu 2 das últimas 6, resultados que tiraram o time de perto da zona de rebaixamento. Eles ainda possuem dois confrontos diretos e pegam o líder Brighton fora de casa em um provável jogo de festa. O único que não tem pretensões é o Barnsley. Tabela considerada difícil. O bom é que tem 2 confrontos diretos e um tirará ponto do outro. 


Birmingham
Birmingham x Burton (Casa)
Aston Villa x Birmingham (Fora)
Birmingham x Huddersfield (Casa)
Bristol City x Birmingham (Fora)

O Birmingham que nem era um adversário que brigava pelo rebaixamento caiu muito de produção na segunda parte do campeonato. Nos últimos 10 jogos, apenas 1 vitória, o que fez que o clube entrasse também na briga. O momento é péssimo e dos 4 jogos, 2 são confrontos diretos, o outro é um clube que virá com tudo para garantir de vez os playoffs e pra finalizar um clássico local contra o Aston Villa fora de casa que certamente não irão facilitar. Se o Birmingham não abrir o olho, uma grande surpresa pode pintar.


Nottingham Forest
Cardiff City x Nottingham Forest (Fora)
Nottingham Forest x Reading (Casa)
QPR x Nottingham Forest (Fora)
Nottingham Forest x Ipswich (Casa)
 
O Forest mesmo com a derrota catastrófica ainda depende só de si. Para o bem do clube, não haverão mais confrontos diretos contra equipes da parte de baixo da tabela. Cardiff, QPR e Ipswich jogam sem pretensão de nada nas últimas rodadas. O confronto contra o Reading que briga por playoff é difícil, mas é preciso lembrar que o Forest já bateu Newcastle, Brighton e Huddersfield dentro de casa. Já o jogo com o Cardiff, mesmo sem pretensões é complicado, pois o Forest não se dá bem fora de casa e no País de Gales. 
 
Burton Albion
Birmingham x Burton (Fora)
Burton x Leeds (Casa)
Barnsley x Burton (Fora)
Burton x Reading (Casa)

O estreante Burton que luta desde o início contra o rebaixamento fará um confronto direto contra o Birmingham fora de casa. Além disso são mais dois jogos contra equipes que precisam garantir playoffs e certamente não estarão garantidas ainda. O único jogo mais tranquilo seria o Barnsley, mas é fora de casa. A tabela é considerada difícil e o time praticamente só empata. Dos últimos 10 jogos, 5 foram com empates e somente 2 vitórias. O Burton também vai brigar até os últimos minutos.

Blackburn
Blackburn x Bristol City (Casa)
Wolverhampton x Blackburn (Fora)
Blackburn x Aston Villa (Casa)
Brentford x Blackburn (Fora)

A sequência de 7 jogos sem vencer do Blackburn acabou contra o Forest em um confronto direto que o manteve vivo na competição. Se tem um time que pode ter acordado na hora certa, esse é o Blackburn. Na próxima rodada tem confronto direto contra o Bristol em casa e pode sair da zona de rebaixamento caso Forest ou Burton não vençam. Os outros três jogos são contra equipes sem pretensão alguma, porém Wolverhampton e Brentford fora de casa são complicados mesmo assim.


Wigan
Brighton x Wigan (Fora)
Wigan x Cardiff (Casa)
Reading x Wigan (Fora)
Wigan x Leeds (Casa)

Os Latics estariam rebaixados há 2 rodadas atrás quando viraram um jogo no finzinho contra o já rebaixado Rotherham. A vitória manteve as esperanças. Na última quinta feira, mais uma virada por 3x2 após estar perdendo por 2x0 contra o Barnsley e com a derrota do Forest, o Wigan está vivo na competição. Mas isso não quer dizer que a tarefa está fácil, muito pelo contrário. O Wigan enfrenta o Brighton que está quase sendo campeão fora de casa na próxima rodada. Também enfrenta o Reading fora e o Leeds em casa precisando garantir Playoffs. Pela projeção dos outros confrontos, o Wigan precisaria de pelo menos 8 pontos nesses 4 jogos para se livrar dependendo de combinação de resultados. Ainda continua difícil.

O resumo da briga contra o rebaixamento é que há um lado bom pelos confrontos diretos das equipes que disputam com o Forest. No total são 3 confrontos que podem frear duas equipes ao mesmo tempo caso o Forest não faça sua parte. Pela projeção, acredito que o Forest deva escapar se realizar 5 pontos desses 12. Ou seja basta uma vitória e dois empates. O último time rebaixado com mais de 50 pontos foi o Peterborough em 2012 em uma temporada que os times de baixo pontuaram fora do comum. No restante, nenhum clube com menos de 46 pontos foi rebaixado.

O que aconteceu em outros anos:

2015/2016 - O Primeiro rebaixado Charlton fez 40 pontos. O primeiro que não caiu foi o Rotherham com 49 pontos.

2014/2015 - O Primeiro rebaixado Millwall fez 41 pontos. O primeiro que não caiu foi o Rotherham com 46 pontos.

2013/2014 - O Primeiro rebaixado Doncaster fez 44 pontos. O primeiro que não caiu foi o Birmingham também com 44 pontos. 

2012/2013 - O Primeiro rebaixado Peterborough fez 54 pontos. O primeiro que não caiu foi o Barnsley com 55 pontos.

2011/2012 - O Primeiro rebaixado Portsmouth fez 40 pontos. O primeiro que não caiu foi o Barnsley com 48 pontos.

Comente com o Facebook: