quinta-feira, 20 de abril de 2017

Especial Títulos #07 - As 3 Championships do Forest


O Nottingham Forest é Tri Campeão da Championship, torneio que é chamado a segunda divisão da Inglaterra. A primeira temporada desse torneio foi disputada em 1892 e o seu nome era inicialmente chamado de "Second Division".

Após a criação da Premier League em 1992 (antes chamada de First Division), o nome First Division foi migrado para a segunda divisão, já que a primeira teria um nome diferente. A partir de 2004 ela mudou novamente de nome, sendo chamada agora de Championship, formato que é usado até agora. A Championship é o torneio que o Nottingham Forest mais disputou em sua história.

1º Título da Championship - 1906/1907

O Primeiro título do Forest nesta competição aconteceu na temporada 1906/1907. Neste ano o campeonato possuía 20 clubes e somente o campeão e o vice subiam. Junto do Forest, nada menos que o Chelsea subiu como vice campeão. O Forest marcou 60 pontos e o Chelsea 57. O terceiro colocado foi o "Leicester Fosse", nome de fundação do Leicester City.

O Curioso desse campeonato é que participaram várias equipes que desapareceram ou mudaram de nome com o passar do tempo: Gainsborough, Glossop, Clapton Orient e Burslem Port Vale são alguns exemplos.

2º Título da Championship - 1921/1922

O Segundo título do Forest veio no ano de 1921/1922.  O campeonato possuía 22 clubes e novamente apenas o campeão e o vice subiam. O Forest foi o primeiro com 56 pontos e o Stoke City fez 52. Essa edição contou com a presença de clubes como West Ham, Hull City, Leicester e Crystal Palace, clubes que atualmente jogam a Premier League.

3º Título da Championship - 1997/1998

Bastante tempo depois o Nottingham Forest voltou a vencer a competição.  Foi na temporada 97/98 quando o clube havia caído da Premier League e conseguiu voltar logo no ano seguinte. Essa temporada já possuía a fórmula que conhecemos atualmente, ou seja, 24 clubes com 3 rebaixamentos, 2 vagas diretas e 4 clubes brigando por 1 vaga via playoff.


O Nottingham Forest sobrou na competição, marcou 94 pontos e ficou com a taça. O clube foi comandado por Dave Bassett, que substituiu Frank Clark. O vice colocado que subiu direto foi o Middlesbrough com 91. Sunderland, Charlton, Ipswich e Sheffield United brigaram por uma vaga nos playoffs, com o Charlton levando a melhor no mata mata.


Um fato a ser mencionado na competição é que um dos rebaixados para a TERCEIRA DIVISÃO daquele ano foi o Manchester City, coisa que seria impensável hoje em dia. Junto deles, outro rebaixado conhecido: Stoke City e Reading. Mas, para quem está começando a curtir futebol Inglês, saiba que todos os clubes já visitaram as divisões inferiores pelo menos 1 vez em sua história.

Jogador do City agradece a torcida na vitória por 5x2 contra o Stoke que sacramentou o rebaixamento das duas equipes.

O Nottingham Forest ainda foi vice campeão da Championship em 2 oportunidades: 1956/1957 quando o campeão foi o Leicester. E em 1993/1994 quando o campeão foi o Crystal Palace. Em ambas as situações, o time também conseguiu o acesso. Para finalizar, uma estatística nada boa para os Reds: Em NENHUMA edição o Nottingham Forest conseguiu subir como vencedor dos playoffs. Vimos isso muito recentemente em 2010 e 2011 quando Blackpool e Swansea tiraram a vaga do Forest na Premier League. Será que isso poderá ser quebrado em breve? Ou será que o Forest precisará subir direto como campeão ou vice se quiser novamente visitar a Premier League?

Comente com o Facebook: