quinta-feira, 27 de abril de 2017

Especial Títulos #08 - As 2 Full Members Cup do Forest


O Nottingham Forest possui 2 títulos da "Full Members Cup" que são Copas Nacionais que foram jogadas na Inglaterra entre 1985 e 1992. O nome pode parecer estranho e pouco conhecido, mas a Full Members Cup foi um torneio criado pela Federação Inglesa, pois em 1985 o país foi banido de competições europeias por 5 anos devido a "Tragédia de Heysel" conhecida por uma violenta briga entre torcedores do Liverpool e da Juventus durante a Champions League.

Com o banimento, os clubes ingleses ficaram com mais tempo no calendário e a Federação decidiu criar alguns torneios. A Full Members Cup envolvia clubes da 1ª e 2ª divisão Inglesa. O nome "Full Members" era pelo simples motivo de que esses clubes das duas primeiras divisões possuíam direito a voto na Federação Inglesa, então eram classificados com esse nome. Já os times da 3ª e 4ª divisão eram chamados de "Associate Members" pois não possuíam direito à voto na Federação Inglesa e com isso disputavam outra copa nos mesmos moldes, porém chamada de "Associate Members Cup".

Por ter um nome estranho, essa Copa foi patrocinada por empresas. De 1987 a 1989 recebeu o nome de "Simod Cup", uma empresa de artigos esportivos italiano. Já entre 1990 e 1992 o nome foi "Zenith Data Systems Cup", empresa eletrônica criadora dos primeiros computadores da história. Como se pode ver, eles conseguiram até piorar o nome da Copa.

Inicialmente a Full Members Cup em sua primeira edição não contou com a participação dos 6 clubes que tinham se qualificado para competições Europeias. Portanto Everton, Manchester United, Norwich, Liverpool, Tottenham e Southampton que eram as equipes que jogariam as competições europeias em 1986 foram convidados a jogar uma terceira Copa entre si para definir um vencedor. O nome era simples dessa vez: English Super Cup. Eles se dividiram em 2 grupos de 3 e a final foi disputada entre Liverpool e Everton, com vitória de 2x1 para o lado vermelho da cidade. A partir da segunda edição, essas equipes voltaram a jogar normalmente.

Mas, voltando a falar sobre a Full Members Cup, Nottingham Forest e Chelsea foram os maiores vencedores com 2 títulos cada. Outros vencedores foram o Reading, Blackburn e o Crystal Palace. O banimento do futebol Inglês das copas europeias acabou em 1991 e a Full Members Cup existiu até 1992, quando a Premier League foi reformulada e o atual formato que conhecemos se teve início.

Full Members Cup - Primeiro Título (1988/1989)


A Full Members Cup de 88/89 possuiu a presença de 40 clubes. 16 deles da Primeira Divisão e 24 da Segunda Divisão. Os clubes da primeira divisão entraram na terceira fase. Abaixo segue os resultados:

Terceira Fase - Chelsea 1x4 Nottingham Forest
Quartas de Final - Nottingham Forest 3x1 Ipswich
Semi Final - Nottingham Forest 3x1 Crystal Palace
Final - Nottingham Forest 4x3 Everton

O Forest foi campeão em Wembley após vencer na Prorrogação. Abaixo seguem os gols da final:


Full Members Cup - Segundo Título (1991/1992)


Esse foi o último título oficial de primeiro escalão do Nottingham Forest e o último de Brian Clough a frente da equipe. Esse torneio contou com 41 equipes. Essa competição possuía uma mecânica diferente: Era disputado regionalmente dividido entre Norte e Sul. O Campeão do Torneio do Norte enfrentava o Campeão do Torneio do Sul em Wembley em jogo único. Resultados da campanha:

Segunda Fase: Leeds 1x3 Nottingham Forest
Terceira Fase: Aston Villa 0x2 Nottingham Forest
Semi Final: Tranmere 0x2 Nottingham Forest
Final Regional: Nottingham Forest 2x0 Leicester City

Do lado Sul da chave, o Southampton venceu o Bristol City, Plymouth, West Ham e venceu a final Regional contra o Chelsea por 3x1. A final portanto foi entre Forest e Southampton. O Nottingham Forest venceu por 3x2 também na prorrogação após um empate por 2x2 no tempo normal e conseguiu o bi campeonato.

Abaixo o vídeo com os gols da final:


Comente com o Facebook: