quarta-feira, 26 de abril de 2017

Forest Legends #01 - Stuart Pearce

O Blog City Ground Brasil começará hoje uma série chamada Forest Legends. O intuito é listar jogadores que tiveram ótimos feitos com a camisa dos Reds. Nem todos os mostrados são considerados ídolos, mas tiveram sua contribuição na história do clube. Mesmo aqueles que não conquistaram títulos. O primeiro capítulo não pode ser muito diferente: Stuart Pearce, o Psycho. Esperamos que gostem!


Stuart Pearce foi um lateral esquerdo Inglês da década de 80/90. Nascido em Londres, começou o futebol no pequeno Wealdstone e teve passagem pelo Coventry City, antes de chegar no Nottingham Forest em 1985, mais um talento garimpado pela dupla Brian Clough e Peter Taylor por uma bagatela de 300 mil libras.

Pearce ficou durante 12 anos no Nottingham Forest e foi dono absoluto da lateral esquerda. Usando a camisa 3, sua especialidade eram as faltas cobradas com alta potência, inclusive até em finais de campeonato, como em 1991 contra o Tottenham, pela F.A Cup.


No Forest, Pearce ganhou 3 Copas Nacionais, sendo 2 Copas da Liga Inglesa em 1989 e 1990, além de ser campeão da Full Members Cup, um torneio nacional criado na época em que a Inglaterra estava proibida de participar de competições europeias por causa da tragédia de Heysel. Pearce ainda foi vice campeão da F.A Cup em 1991, final perdida para o Tottenham por 2x1.

Em 1993 o Forest foi rebaixado da Premier League, Brian Clough se aposentou e Stuart Pearce, mesmo com propostas pra sair, resolveu ficar. Sob o comando de Frank Clark, Pearce ajudou o time a subir novamente logo no ano seguinte e ainda ajudou o time a ficar em terceiro lugar na Premier League de 1995 vencida pelo Blackburn, conseguindo qualificação para a Copa da UEFA de 1996.

Ele ainda chegou a ser técnico interino e jogador ao mesmo tempo quando Frank Clark saiu do Forest em 1997. Após esse fato, "Psycho" (apelido dado pelo jeito raçudo de jogar) decidiu deixar o Forest. Pelo time foram 401 jogos e 63 gols marcados. Ainda jogou com maestria no Newcastle, West Ham e encerrou sua carreira no Manchester City em 2002.


Pearce ganhou não só o respeito dos torcedores do Forest, como os do povo Inglês. Sua qualidade como lateral o fez jogar as Copas de 1990 e a Eurocopa de 1996, jogada na Inglaterra. Após o Manchester City em 2002, Pearce virou técnico, e a história dele não acaba por aí.


Entre 2005 e 2007 ele foi técnico do próprio Manchester City, último clube de sua carreira. Depois passou por 4 anos treinando a seleção Inglesa sub-21 e também foi técnico da Inglaterra na Olímpiada de Londres em 2012.


Em 1 de Julho de 2014 ele foi contratado por Fawaz para ser o técnico efetivo do Nottingham Forest. Como técnico, esteve presente até 1 de Fevereiro de 2015 e não chegou a completar uma temporada como técnico no clube. Seu retrospecto foi de 10 vitórias, 10 empates e 12 derrotas.


Stuart Pearce tem uma vida agitada. Em 2015 ele participou de um reality show britânico que as pessoas ficavam presas em uma Ilha. E em 2016 ele voltou a jogar futebol em um clube amador chamado Longford aos 53 anos de idade. O Psycho continua por aí, e quem sabe, um dia não pode voltar a treinar o Forest?




Comente com o Facebook: