sexta-feira, 12 de maio de 2017

Especial Títulos #10 - League One/Terceira Divisão


A League One é conhecida como a 3ª Divisão Nacional do Futebol Inglês. O Nottingham Forest possui 1 título dessa competição, adquirido em 1950/1951. Antes de 2004 não era chamado de League One e sim de "Second Division", porém o peso é o mesmo.

Entre 1921 e 1958 a terceira divisão do Futebol Inglês era dividido entre região Norte e Sul, pois eram muitas equipes que jogavam a competição e foi preciso dividir em duas. Portanto eram dois campeões, um em cada conferência. Com isso, as duas equipes eram promovidas pra Segunda Divisão.

Em 1950/1951 o Nottingham Forest mesmo situado na região Norte da Inglaterra acabou jogando a Conferência Sul devido à proximidade geográfica. O Campeonato possuía 24 times e o Forest fez 70 pontos com 30 vitórias e 10 empates com apenas 6 derrotas. Essa terceira divisão possuía times como Crystal Palace, Millwall, Norwich, Bournemouth, Brighton e Watford, equipes conhecidas dos fãs do Futebol Inglês. Esta foi a classificação final:


Já do lado da divisão Norte, o vencedor foi o Rotherham que fez 71 pontos. O Nottingham Forest jogou outras edições da Terceira Divisão, mas nunca mais conquistou o título. Mais recentemente, em 2007 os Reds jogaram novamente a competição após décadas longe dessa divisão nacional e ficou com o vice campeonato. Inclusive o Forest ficou 3 temporadas entre 2005 e 2008 na League One, enquanto o seu rival Derby County era promovido e jogava a Premier League.

O Nottingham Forest foi vice campeão com 82 pontos, enquanto o campeão foi o Swansea com 92 pontos. Ambos subiram direto para a Championship. Neste ano o acesso do Forest foi na última rodada com requintes de emoção, afinal o Doncaster disputou a vaga com o Forest até os últimos minutos da rodada. O Forest venceu o Yeovil por 3x2 e tinha que secar o Doncaster que enfrentava o Chelteham que brigava pra não cair. O Doncaster perdeu o jogo e o Forest assumiu o posto na última rodada. Mesmo não conseguindo o acesso direto, o Doncaster foi o vencedor dos playoffs posteriormente e também subiu.

O Fato curioso é que neste ano um dos rebaixados para a QUARTA divisão foi o Bournemouth que, 10 anos depois se encontra na Premier League. Classificação da League One 2007/2008:



Comente com o Facebook: