quarta-feira, 10 de maio de 2017

Forest Legends #02 - Martin O'Neill

No segundo episódio da série "Forest Legends", iremos voltar no tempo e falar um pouco sobre Martin O'Neill, atualmente técnico da seleção Irlandesa, porém com passado vitorioso como jogador pelo Nottingham Forest.


Martin O'Neill foi um grande meio campista do Futebol Britânico. Nascido na Irlanda, foi contratado pelo Nottingham Forest em 1971 sendo tirado de um pequeno clube Norte Irlandês chamado Destilliry em uma transferência que custou apenas 15 mil Libras. Seu biotipo magro e baixo o fazia ser um jogador veloz que atuava com primor tanto defendendo quanto atacando. Martin O'Neill chegou 4 anos antes de Brian Clough (que chegou em 1975), portanto entre 1971 e 1974 ele chegou a ser rebaixado com o Forest para a segunda divisão, até a chegada de Clough, que revolucionou o clube.

A partir de 1971, Martin O'Neill ficou por 10 anos no clube. Foram 285 jogos com a camisa do Forest e 48 gols anotados. Como maior conquista, as 2 Champions League, em 1979 e 1980. Também ganhou a Championship, o Campeonato Inglês e 2 Copas da Liga Inglesa, além da Supercopa da Inglaterra e Supercopa da UEFA. Na final da Champions League de 1979 contra o Malmo, ele ficou de fora da final devido a uma lesão. Mas em 1980 estava em campo contra o Hamburgo.


Depois de 1981, O'Neill deixou o Forest e ainda jogou no Norwich, Manchester City e Notts County, onde encerrou sua carreira em 1985. Pela seleção Irlandesa, ele esteve presente na Copa de 1982. Seu modo perfeito de leitura de jogo o fez virar técnico e seguir os passos de seu mestre, Brian Clough. A partir de 1987 ele começou a treinar equipes do Reino Unido com passagens por Norwich, Celtic, Leicester, Sunderland e Aston Villa, onde realizou seus melhores trabalhos.


Em 2013, O'Neill virou técnico da seleção da Irlanda. Ele chegou a ser fortemente especulado diversas vezes como possível novo técnico do Nottingham Forest, inclusive após a Eurocopa de 2016, mas acabou renovando seu contrato com a seleção até o fim da Copa da Rússia em 2018. Uma hora certamente Martin O'Neill irá treinar o Forest. A história pede isso.


A admiração de Martin O'Neill por Brian Clough é aparente. Foi nele sua principal inspiração para ser técnico. Inclusive, Martin O'Neill foi o autor da biografia de Brian Clough nomeada "Walk on Water", lançada em 2003.

Comente com o Facebook: