domingo, 14 de maio de 2017

Forest Legends #03 - Robert Earnshaw

O terceiro capítulo da série Forest Legends irá abordar um jogador que não conquistou títulos por aqui, muito menos esteve nos anos dourados do clube. Talvez o título de "legends" seja até um pouco exagerado, mas que possui grande aceitação e admiração da torcida pelos gols e atuações em épocas difíceis: Robert Earnshaw.


Robert Earnshaw foi um atacante nascido na Zâmbia, porém naturalizado Galês. Começou sua carreira no Cardiff em 1997 quando se tornou profissional e ficou por lá até 2004 onde marcou 86 gols. Teve passagens por Norwich e West Brom até chegar ao rival Derby em 2007 para jogar a Premier League por lá no ano em que o Derby havia alcançado o acesso. Até este momento, Earnshaw era o centro avante da seleção Galesa e com boa presença nas convocações.

Porém pelos lados do Derby, Earnshaw não foi o goleador que era esperado. Contratado por 3.5 milhões de Libras do Norwich, marcou apenas 1 gol em sua passagem na qual o Derby foi rebaixado com a pior campanha da história da Premier League, com apenas 1 vitória no campeonato. Quem era técnico do Derby na época de sua contratação era ele: Billy Davies, que posteriormente brilharia no Forest.


Com poucas chances no Derby e o rebaixamento sacramentado, no fim da temporada 2007/2008 uma notícia diferente surgia: O Nottingham Forest que havia acabado de conseguir o acesso da Terceira para a Segunda Divisão topou pagar 2.65 milhões de Libras no atacante. Earnshaw iria reencontrar o mesmo Billy Davies que o treinou no Derby alguns meses antes, afinal Billy Davies foi anunciado como técnico do Forest no fim de 2008.

No Nottingham Forest, o recomeço e talvez o auge da carreira. Jogando com a camisa 10, o centro avante começou a se destacar rapidamente. Marcou um hat trick em uma goleada de 5x1 contra o Leicester. Marcou gol até no próprio Derby County dentro de Pride Park em uma vitória por 1x0. Marcou mais dois gols numa goleada épica sobre o mesmo Derby por 5x2 jogando em City Ground. Earnshaw recuperou a confiança e se tornou o melhor jogador do time.


Nos 3 anos que ficou no Forest, foram no total 48 gols, a maioria deles em momentos decisivos. Earnshaw era carismático e a torcida o adorava. Ele até marcou gol e sambou em homenagem a fãs Brasileiros que o seguiam nas redes sociais. Nas 3 temporadas que ficou aqui, bateu na trave 2 vezes com o acesso para Premier League, perdendo na semi final dos playoffs. Foi o que faltou para que ele entrasse de verdade no hall das lendas. Porém em uma época de vacas magras, Earnshaw pode ser considerado um dos mais efetivos atacantes que passaram por aqui recentemente.


Em 2011 o Forest até tentou renovar seu contrato, mas não houve acordo e ele voltou para o Cardiff em transferência livre. Grande engano de Earnshaw. Apenas 19 jogos pelo time e 3 gols. Depois várias rodadas por aí também sem sucesso, entre eles Maccabi Tel Aviv, Blackpool, Chicago Fire e Vancouver Whitecaps, onde decidiu encerrar sua carreira em 2015. Talvez se tivesse continuado no Forest até o fim de sua carreira, poderia ter ainda mais admiração dos fãs. Mas de qualquer modo, Samba, Earnshaw!

Abaixo uma pequena compilação com seus melhores gols no Forest. Vale a pena olhar:


Comente com o Facebook: