quarta-feira, 7 de junho de 2017

Forest Legends #07 - John McGovern

O sétimo capítulo da série irá falar sobre a carreira de John Govern, um meia central que jogou por várias equipes da região, mas foi no Nottingham Forest que ele se firmou e é considerado uma lenda pelos torcedores, afinal foi o capitão das 2 Champions League e levantou os troféus em 1979 e 1980.


John Prescott McGovern é escocês e nasceu em 1949. Aos 19 anos ele foi o jogador mais jovem a jogar pelas 4 divisões nos anos 60. Começou sua carreira jogando no Hartlepool sob o comando de Brian Clough e Peter Taylor que estavam começando sua carreira como técnico. Foram 72 jogos e 5 gols, além de conseguir o acesso da terceira para a segunda divisão em 1967/1968.


Peter Taylor e Brian Clough assumiram o Derby County em seguida e levaram com eles o jovem jogador que era de confiança da dupla. No Derby foram 190 jogos e 16 gols em 7 anos de Derby, conquistando o título e o acesso da Segunda Divisão, além do título da primeira divisão do Campeonato Inglês no ano seguinte.


Não foi só no Derby que John McGovern seguiu a dupla Brian Clough e Peter Taylor. Na curta ida de Brian ao Leeds que durou 7 semanas, John McGovern jogou 4 jogos e saiu juntamente com o técnico. Em 1975 o trio foi para o Nottingham Forest e já sabemos o que aconteceu. Foram 253 jogos, 6 gols e uma quantidade de títulos gigantesca, entre elas as 2 Champions e o Campeonato Inglês.


John possuía um estilo de jogo muito clássico e refinado. Fazia coisas simples, mas sempre muito bem feitas. Possuía como forte a marcação e o passe refinado para dar assistências.


Porém Brian Clough e Peter Taylor continuaram no Forest por mais tempo, já John seguiu finalmente seu caminho separado da dupla e em 1982 ele foi para o Bolton atuar como técnico e jogador já aos 33 anos de idade. No Bolton foram 16 jogos como jogador e 129 jogos como técnico. Como resultado, conseguiu um acesso da Terceira para a Segunda Divisão.


Depois do Bolton, passou alguns anos sem treinar nenhuma equipe e entre 1990 e 2004 passou por equipes menores onde parou de treinar em 2001. Após isso, McGovern chegou a ter um papel de embaixador do Nottingham Forest durante a gestão de Fawaz Al Hasawi.


Comente com o Facebook: