quinta-feira, 15 de junho de 2017

Forest Legends #08 - Stan Collymore

O Oitavo Forest Legends da nossa galeria é o Inglês Stan Collymore, centro avante goleador que passou por 2 anos no Forest onde teve suas melhores marcas, rendendo uma das maiores vendas da história do clube. Confere aí!


Stanley Victor Collymore nasceu em 1971 e teve sua base no Walsall e no Wolverhampton no fim dos anos 80 antes de se transferir para o Crystal Palace em 1990. Em Londres foram 20 jogos sem grande destaque e uma venda para o Southend United que disputava a segunda divisão da época em 1992.

No Southend seu futebol apareceu. Jogando em um time que brigava muito contra o rebaixamento, Stan marcou 18 gols em 31 jogos mas não conseguiu ajudar o time contra o descenso. Em 1993 Brian Clough deixou o Nottingham Forest e Frank Clark (ex jogador do time, também ídolo e que terá sua carreira falada no blog) indicou Stan para o Nottingham Forest.


Os Reds então fizeram uma proposta de £2 milhões de Libras e contrataram o jogador. Na primeira temporada no Forest (que havia sido rebaixado para a segunda divisão) excelentes atuações e gols que ajudaram o Forest a ser o campeão da segunda divisão e conquistar o acesso.


Em 1994/1995 com a volta a Premier League, Stan Collymore marcou 22 gols na Premier League e ajudaram o Nottingham Forest a atingir a Terceira Colocação (melhor participação do clube na era moderna) e a classificação para a Copa da UEFA em 1995/1996.

Porém na temporada seguinte ele não chegou a participar da competição, afinal Stan Collymore foi muito assediado por outros clubes como Liverpool, Manchester United, Everton e Newcastle e acabou sendo vendido para o Liverpool por uma quantia de £ 8.5 milhões de Libras, um dos maiores valores de transferências da época. Em sua passagem pelo Forest, Collymore marcou 41 gols em 65 partidas.


No Liverpool foram também 2 temporadas com 64 jogos e 28 gols marcados. Ajudou os Reds de Anfield a atingirem a terceira colocação da Premier League, mas não conquistou títulos. Ao fim da temporada 1997 ele foi vendido para o Aston Villa por £7 milhões de Libras, uma das compras mais caras da história do time de Birmingham.


No Villa ele não teve o mesmo desempenho de Nottingham Forest e Liverpool, chegou inclusive a entrar em depressão e foi emprestado para o Fulham em 1999. Conseguiu se curar, passou ainda por Leicester e Bradford sem grande destaque e com poucos jogos, até encerrar sua carreira no Real Oviedo na Espanha em 2001.


Pela Seleção Inglesa, Collymore teve 3 convocações somente e era reserva de outro grande atacante da época, Alan Shearer. Após o término da carreira, lançou um livro, virou comentarista esportivo por alguns anos e também comanda um programa esportivo de entrevistas. Ele ainda é muito ligado ao Nottingham Forest. Recentemente, Stan Collymore criticou abertamente a gestão de Fawaz e conseguiu até uma reunião para apresentar sugestões para melhorar a gestão do clube. Em seu twitter, ele continua torcendo para os Reds e acompanhando de perto a vida do clube.

Comente com o Facebook: