sexta-feira, 7 de julho de 2017

Forest Legends #13 - Viv Anderson

O Décimo terceiro capítulo do City Ground Brasil trás o nome de um lateral direito importante nos anos 70 e 80 tanto dentro de campo quanto fora dele. Revelado na base do clube, foi o primeiro jogador negro na seleção Inglesa. Confere ae!


Vivian Alexander Anderson nasceu em 1956 em Nottingham e jogava na base do clube, quando em 1974 recebeu sua primeira oportunidade como titular. Jogando de lateral direito, rapidamente Viv Anderson começou a se destacar.


Com a chegada de Brian Clough em 1975, Viv Anderson se tornou lateral titular em todas as conquistas do clube nessa era: Desde a Segunda Divisão, a Primeira Divisão, a Copa da Liga Inglesa e as duas Champions League. No Nottingham Forest foram 10 anos de clube com 328 partidas e 15 gols marcados. Porém o caminho foi árduo. Viv Anderson sofria constantemente com injúria racial em alguns jogos e teve a ajuda de Brian Clough que o motivou a superar as adversidades para não desistir.


Em 1978 ele foi convocado pela primeira vez para a seleção Inglesa. Ele foi o primeiro jogador negro a ser convocado pela Inglaterra em uma partida de eliminatórias e quebrou paradigmas de qualquer tipo de preconceito. Em 1982 ainda jogou a Copa do Mundo. Em 1984 ele recebeu uma proposta do Arsenal e foi vendido por 250 mil libras. Ele continuou jogando bem e foi convocado para outra Copa do Mundo em 1986. No Arsenal foram 3 temporadas com 120 partidas e 9 gols marcados, além de ter vencido a Copa da Liga Inglesa em 1986.


Foi aí que Alex Ferguson o contratou para o Manchester United em 1987 pela mesma quantia que o Arsenal havia pago ao Forest. No Manchester United mais 4 temporadas de alto nível e alguns títulos como a FA Cup e a Champions League de 1990. Foram 54 jogos e 3 gols nos Red Devils.


Na temporada de 1991 Viv Anderson já estava com 35 anos e deixou o Manchester United em transferência livre para o Sheffield Wednesday que disputava a Segunda Divisão. No Wednesday, ele continuou jogando em alto nível e ajudou o time a subir e depois ainda a ficar em terceiro lugar na Primeira Divisão. Ainda bateu na trave 3x em finais de copa, perdendo duas vezes para o Arsenal e uma vez para o Manchester United. Por lá foram mais 70 partidas e 8 gols marcados em 2 temporadas. Saiu de lá em 1993 quando virou técnico-jogador do Barnsley e acabou rebaixado para a Segunda Divisão.


Seu último clube foi o Middlesbrough em 1994/1995 aos 39 anos. No início ele ficou como jogador e ajudou o time a subir para a Primeira Divisão. Depois atuando somente como assistente técnico, ficou até 2001 no Middlesbrough onde ajudou a manter o time na Primeira Divisão por alguns anos.


Viv Anderson foi nomeado pelo Nottingham Forest o melhor lateral direito da história do clube, com 97% dos votos e pela sua representatividade dentro e fora de campo, é considerado um Forest Legend.

Comente com o Facebook: