quinta-feira, 13 de julho de 2017

Forest Legends #14 - Ian Bowyer

Nosso especial de hoje irá falar sobre um meio campista que fez parte do Bi Campeonato Europeu do Nottingham Forest: Ian Bowyer!


Ian Bowyer nasceu em 1951 na Inglaterra e começou sua carreira como jogador em 1968 no Manchester City. Por lá ele venceu a Copa da Liga Inglesa, batendo o West Brom, além de vencer a FA Cup uma temporada depois e a Super Copa da Inglaterra. Foram 49 jogos e 13 gols marcados, logo após isso uma transferência para o Leyton Orient.


No Leyton Orient ele ficou por 2 temporadas e começou a chamar atenção de alguns clubes. Foi aí que em 1973 o Nottingham Forest o contratou e sua história pelo time começou. Ainda antes de Brian Clough chegar ao clube Ian Bowyer jogou como meia em um time que ainda estava na segunda divisão da Inglaterra naquele momento.


Após 3 temporadas veio a promoção para a Primeira Divisão e se dava início a era de ouro do Nottingham Forest. Como todos sabem, o clube subiu de divisão, ganhou o Campeonato Inglês, 2 Copas da Liga Inglesa, a Super Copa da Inglaterra, a Super Copa da UEFA e as 2 Liga dos Campeões. Foram 8 anos de Forest com 211 partidas, 49 gols e 8 títulos na sequência.

No fim da temporada de 1981, Ian Bowyer decidiu deixar o Forest a contragosto de Brian Clough, indo para o Sunderland. Ele teve uma passagem apagada de apenas 1 temporada com 15 jogos marcados e acabou se arrependendo, voltando ao Forest em 1982.


Na sua segunda passagem foram mais 5 temporadas com 206 jogos e 19 gols marcados. Mais experiente, porém a segunda passagem não foi com títulos. O Nottingham Forest passou um período de seca nessa época. No fim de 1987 aos 36 anos ele foi para o Hereford United atuar como técnico e jogador. Foram 3 temporadas assim, até encerrar sua carreira em 1991.

Em 1994 ele se juntou como assistente técnico a outra lenda do Forest, o ex goleiro Peter Shilton que virara técnico do Plymouth. Ele também passou por Rotherham e Birmingham como assistente técnico.


Em 2002 a terceira passagem de Ian Bowyer de volta ao Forest, mas dessa vez como técnico principal, foram 3 temporadas como treinador em um período difícil da vida do Forest em que o clube estava na Championship e lutando contra o rebaixamento. Ele saiu do Forest pela última vez em 2006 quando virou assistente técnico no Portsmouth.

Comente com o Facebook: