domingo, 8 de outubro de 2017

Semana de clássico: Conheça mais sobre Nottingham Forest x Derby County


Derby County e Nottingham Forest fazem o famoso "East Midlands Derby" neste domingo (15) e possuem muitas histórias e curiosidades. Será o 101º jogo entre as equipes que se enfrentam desde 1892 e o equilíbrio é muito grande com o Forest liderando por duas vitórias a mais o retrospecto entre os clubes.

Geografia, troca de jogadores e técnicos:

Mais do que localidade geográfica para se definir uma rivalidade, Nottingham Forest e Derby County compartilham de muitas histórias juntas que foram aumentando o ódio entre as torcidas. Voltando aos anos 70, o primeiro fato que acirrou muito a rivalidade foi a contratação de Brian Clough pelo Nottingham Forest em 1975, dois anos após ser demitido do Derby County e passar rapidamente por Brighton e Leeds sem sucesso.


Clough, como todos já sabem tinha um passado vitorioso no Derby. Lá ele conseguiu um acesso na Segunda Divisão com título e conquistou no ano seguinte a Primeira Divisão com o time. Ainda conseguiu chegar em uma semi final da Champions League, perdendo para a Juventus de Turim. No Forest, Clough começou da mesma forma, conquistando um acesso também na Segunda Divisão e um título da Primeira Divisão na sequência, porém indiscutivelmente as conquistas das duas Champions League, das quatro Copas da Liga Inglesa e de outros troféus fizeram com que a torcida do Derby se arrependesse profundamente em deixar Brian Clough sair de lá.

Primeira foto: Estátua no estádio do Derby / Segunda foto: Estátua no centro de Nottingham

Por falar em Brian Clough, desde 2007 as equipes disputam o "Troféu Brian Clough" que dá ao vencedor da partida o direito de ficar com um troféu de seu técnico ídolo. Este troféu já foi erguido 10 vezes pelo Derby e 6 vezes pelo Forest. O técnico possui tanta influência nos dois clubes que o estádio do Derby possui uma estátua de Brian Clough, assim como no centro de Nottingham. Futuramente o Forest irá colocar uma estátua na entrada do City Ground. Além da estátua, exite uma avenida que liga as duas cidades que é chamada de "Brian Clough Way".


Mas não é só de Brian Clough que a rivalidade se acirra. Outros técnicos já tiveram passagem pelos dois clubes. O primeiro a fazer isso foi Harold Wightman que jogou no Derby entre 1919 e 1927 e depois foi técnico do Forest entre 1936 e 1939. O eterno assistente técnico de Brian Clough, Peter Taylor passou também pelos dois clubes, sendo que no Derby ele chegou a ser técnico principal em 1982 quando estava separado de Brian Clough devido a uma briga.

Dave Mackay foi outro que treinou as duas equipes. Era do Forest entre 1972 e 1973 e depois saiu diretamente para o Derby para substituir justamente Brian Clough que acabava de sair. Mais recentemente, em 2008 outra história semelhante. Billy Davies foi anunciado como técnico do Forest após passar algumas temporadas pelo Derby conseguindo inclusive um acesso à Premier League em 2006. Porém seu início ruim no Pride Park causou sua demissão e a pior campanha dos pontos corridos na Premier League em 2007.

Billy Davies: Conseguiu subir o Derby para a Premier League em 2006 e bateu na trave com o Forest em 2009 e 2010.

Além de Billy Davies, chegou ao Nottingham Forest naquele ano o atacante Robert Earnshaw que jogava no Derby e foi comprado diretamente pelo Forest, se tornando um dos melhores atacantes do clube, inclusive marcando gol no ex time e conseguindo muita identificação com a torcida. Nessa temporada um fato interessante foi que o Forest de Billy Davies enfrentou o Derby de Nigel Clough (filho de Brian Clough) e a vitória do Forest causou a demissão de Clough naquele ano. Outro técnico que também passou por Forest e Derby foi Steven McLaren, que treinou o Forest em 2011 e o Derby em 2013.

Earnshaw: Passagem decepcionante no Derby e meteórica no Forest

Por falar em Nigel Clough, o filho de Brian Clough teve carreira como jogador no Forest, sendo revelado na base do clube e jogando entre os anos 80 e 90 nos Reds, conquistando títulos e tendo a oportunidade de ser treinado por seu pai que ainda estava como técnico. Nigel teve passagem como técnico pelo Derby County em duas oportunidades, porém até o momento ainda não treinou o Forest para entrar nas estatísticas também.

Nigel Clough foi revelado como jogador no Forest e treinou o Derby

Na história existem no total 30 jogadores que passaram pelos dois lados da rivalidade como por exemplo Archie Gemmill (meio campista do Forest na primeira Champions League), o goleiro lendário Peter Shilton, os meio campistas Kenny Burns e John McGovern (revelado no Derby e trazido por Clough ao Forest), entre outros. Mais recentemente em 2015, Jamie Ward deixou o Derby em transferência livre e acertou com o Forest, onde está até o momento.

Lista completa de jogadores com passagem nos dois clubes:

Stewart Imlach Alan Hinton Terry Hennessey
Henry Newton Frank Wignall John O'Hare
John McGovern Archie Gemmill Colin Todd
Charlie George Peter Shilton John Robertson
Steve Sutton Lee Camp Gary Charles
Kenny Burns John Middleton Gary Mills
Darren Wassall Steve Hodge Glyn Hodges
Darryl Powell Lars Bohinen Mikkel Beck
Dexter Blackstock Dean Saunders Rob Earnshaw
Kris Commons Nathan Tyson Jamie Ward

John McGovern foi revelado do Derby e trazido ao Forest por Brian Clough

Jamie Ward jogou no Derby e atualmente defende o Forest.

Um outro grande episódio de rivalidade aconteceu em 1983 quando o Derby de Peter Taylor (separado e brigado com Clough) resolveu contratar o ponta John Robertson que foi autor do gol da segunda Champions League do Forest. Clough não concordou com os termos e acusou o antigo companheiro de ter roubado seu jogador em uma transferência que acabou na justiça. Robertson acabou jogando no Derby por duas temporadas, mas não foi tão bem e retornou ao Forest em 1987.

Dentro de campo:



As estatísticas são muito divididas. São 100 jogos com 39 vitórias do Nottingham Forest, 37 vitórias do Derby County e 24 empates. A maior vitória como mandante é do Derby quando aplicou 5x0 em 1898. Já a maior vitória como visitante é do Nottingham Forest, quando goleou por 6x2 em 1903. O maior público desse jogo foi de 42.074 pessoas no City Ground em 1970 quando o Derby venceu por 3x1.

Nas últimas 10 temporadas o maior domínio tem sido do Derby County. Com a queda do Forest para a League One em 2005 e a subida do Derby para Premier League em 2007 os clubes ficaram 3 temporadas sem se enfrentar, retornando em 2008. Nessa sequência foram 20 jogos entre os clubes com 9 vitórias do Derby, 6 vitórias do Forest e 5 empates. Para os torcedores do Derby, o clássico inesquecível foi em 2014 quando o time aplicou uma goleada de 5x0 no Forest. Já do lado vermelho, em 2010 o Forest goleou por 5x2 dentro de casa com show do ex jogador do Derby, Robert Earnshaw.


Nottingham Forest e Derby County já se enfrentaram por diversas competições diferentes. O maior número de jogos entre as equipes é registrado na Championship, porém já houveram embates pela Primeira Divisão, Terceira Divisão, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Copa Anglo Italiana, além de outros torneios de menor expressão. As duas equipes jamais se enfrentaram em uma final.

Outra curiosidade na Inglaterra são os "doubles" que são quando um time vence o outro nos 2 jogos da temporada. Isso aconteceu já 16 vezes na história com o Forest levando vantagem, fazendo 9 "doubles" no Derby, enquanto o Derby fez 7 "doubles" na história.

Atual momento:

Derby County e Nottingham Forest estão próximos na tabela e ambos com início irregular. O Forest não sabe o que é empate. São 5 vitórias e 6 derrotas, enquanto o Derby tem 13 pontos com 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. O Derby nas últimas temporadas esteve mais próximo do acesso para a Premier League, quando perdeu a final dos playoffs de maneira dramática para o QPR em 2013. Já o Forest chegou em duas semi finais de playoff em 2009 e 2010, porém perdeu para Blackpool e Swansea. Em 2014 o Forest ainda brigou por playoffs até última rodada, mas sem sucesso. Os dois clubes estão na Championship desde 2008.

Ambos possuem técnico novo. Do lado do Derby, Gary Rowett que quase subiu o Leeds na temporada passada foi anunciado no início da temporada. Já o Forest possui o escocês Mark Warburton desde o final da temporada passada.




Comente com o Facebook: