quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Você se lembra do último empate do Nottingham Forest?


A pergunta pode ser estranha, mas faz tempo que não acontece: Você se lembra do último jogo do Forest que terminou empatado pela Championship? Com exceção do jogo entre Forest x Newcastle pela Copa da Liga Inglesa que acabou em 2x2 antes de ser resolvido na prorrogação, o Forest não sabe o que é empatar há muito tempo.

O último empate do time foi na temporada passada, mais precisamente dia 1 de Abril pela 39ª rodada no qual conseguiu um empate fora de casa por 1x1 contra o Preston. Já se passaram sete meses desde o último empate do Forest.

Essa curiosidade apesar de não significar muito, pode mostrar um cenário de dois caminhos totalmente distintos na temporada atual. Um exemplo claro é que até mesmo na temporada passada, o Nottingham Forest não empatou muito na Championship: Foram apenas 9 empates em 46 jogos. Obviamente, o grande problema é que o time também venceu pouco: 14 vitórias contra 23 derrotas, causando quase um rebaixamento para a League One.

Por outro lado, a Championship mostra que times que empatam pouco possuem grandes chances de pelo menos chegarem aos playoffs. Pegando como base na temporada passada, 5 dos 6 primeiros times tiveram apenas entre 6 e 9 empates em 46 rodadas.

Já no quesito derrotas, o Forest precisa se cuidar. Nas últimas 5 edições de Championship, nenhum time que brigou por acesso teve menos de 16 derrotas na competição. O único a ter esse número foi o Leicester que se classificou para os playoffs de última hora, tirando inclusive o Forest e o Bolton no saldo de gols. Se formos olhar hoje, o Forest já possui 8 derrotas e não chegamos ainda a metade do campeonato.

Continuando com esse perde e ganha muito próximo até o fim da temporada, provavelmente o Forest não conseguiria uma vaga nos playoffs. A pontuação mais baixa de um time que conseguiu ir aos playoffs foi de 69 pontos. No restante, o mínimo necessário para garantir o G6 é ficar entre 72 e 74 pontos. Se fossemos projetar um cenário absurdo continuando nesse ritmo, teríamos 23 vitórias e 23 derrotas, ou seja, os mesmos 69 pontos. Isso significa que o time precisa começar a aprender a trocar algumas derrotas por alguns empates e consequentemente, aumentando sua série invicta, principalmente em jogos fora de casa para que bata uma pontuação suficiente.

Os números atuais da temporada mostram instabilidade. Na mesma semana em que o time perde feio para o Reading (que estava próximo da zona de rebaixamento) por 3x1, ele também goleia o QPR na rodada seguinte (que estava no meio da tabela) por 4x0. Portanto, a única certeza que temos na Championship é que não sabemos nada o que vai acontecer.

E para finalizar, já que falamos de estatísticas sobre empates e derrotas, vamos falar sobre as vitórias. E nesse quesito o Forest vai muito bem. Nas últimas 5 temporadas de Championship, o mínimo de vitórias exigidas de um time que foi aos playoffs foi de 19. Hoje o Forest já tem 8, ou seja, em tese precisaria de mais 11 vitórias para atingir esse aproveitamento e ainda faltam 30 rodadas. Por isso, reforçamos o parágrafo anterior: O Forest está no caminho certo, só precisa aprender a trocar algumas derrotas por alguns empates.


Comente com o Facebook: