quinta-feira, 17 de maio de 2018

Especial: Billy Walker, o Primeiro "Brian Clough" do Nottingham Forest


O Nottingham Forest teve um notável técnico antes da era de ouro do clube nos anos 70. Billy Walker, ex jogador da seleção inglesa e do Aston Villa foi anunciado como treinador do Forest em 1939 e ficando por 21 anos como técnico no time - mais tempo que Brian Clough ficou no Forest que foram 18 anos. O curioso é que Walker como jogador foi o autor do gol que rebaixou o Nottingham Forest em 1924/25.

A era de Billy Walker certamente foi muito mais difícil. Em um período de vacas magras com a segunda guerra mundial iniciando, o clube perdeu muitos jogadores que serviram o exército da Inglaterra e consequentemente muitos também morreram.

Walker então priorizou a categoria de base e também deu início a uma prática de que até então era desconhecida: A de empréstimo de jogadores. Com isso o Forest conseguiu montar times mesmo que de maneira precária. Após muita luta, ele tirou o Forest da segunda divisão em 1956/57. Foram 32 anos nas divisões inferiores com direito a passagem a duas temporadas pela terceira divisão.

Em 1959, um ano antes de sair, Walker finalmente foi coroado com um título. O Bi Campeonato da FA Cup após vencer o Luton Town na final em Wembley. Esse foi o último título de FA Cup conquistado pelo Forest. A campanha das duas taças pode ser encontrada em nosso especial de títulos que fizemos aqui.

Como curiosidade, Walker foi o único técnico a conquistar uma Copa da Inglaterra entre a Primeira Guerra Mundial (treinando o Sheffield Wednesday) e a Segunda Guerra Mundial (treinando o Nottingham Forest). Ele morreu em 1964, 4 anos após sair do Nottingham Forest, aos 67 anos.

Comente com o Facebook: