domingo, 21 de outubro de 2018

City Ground Brasil faz projeção de pontos para os playoffs da Championship


O Blog City Ground Brasil resolveu fazer uma análise dos jogos do Nottingham Forest na temporada da Championship com o intuito de acompanhar rodada a rodada se o time consegue manter uma média de pontos realista para alcançar os playoffs (mais especificamente a sexta colocação, que é o mínimo que se espera).

Ah, mas por que isso?

1-Como falamos em uma matéria na semana passada, apesar de tropeços que não estavam nos planos, o time está fazendo uma temporada melhor que as anteriores. E com todas as contratações feitas, acreditamos que o time tem chances de pelo menos brigar na parte de cima da tabela, diferente de outros anos.

2-Isso servirá para criarmos uma noção maior da Championship como um todo. Sabemos que o campeonato é nivelado e o perde e ganha é uma realidade que não há como negar. Então, serve como exercício se nossas previsões são realistas ou não. Com certeza, erraremos muito. Porém, se a realidade acompanhar a previsão, significa que está no caminho certo.

3-A intenção é fazer isso até o fim da temporada e continuarmos nas próximas. A conta vai ser em cima sempre da sexta colocação do playoff. Se brigar pelo acesso direto, melhor. Se ficar muito abaixo disso, podemos abrir uma conta na parte de baixo da tabela (o que não queremos, lógico).

Dito tudo isso, vamos aos números:

O primeiro passo foi chegar a um número "mágico" de pontuação que garantiria o time nos playoffs em sexto lugar. Pegamos então o histórico de toda a Championship (formato atual que vem de 2004-2005 até hoje). Segue abaixo uma tabela de quantos pontos o sexto colocado fez:

Ano 6º lugar
2018 75
2017 80
2016 74
2015 78
2014 72
2013 68
2012 75
2011 75
2010 70
2009 74
2008 70
2007 75
2006 75
2005 73
Média: 74 pontos (arredondado para cima)

Duas considerações a serem realizadas: A primeira é de que 2013 foi o ano que tivemos a menor pontuação de um classificado (Leicester, sendo que, curiosamente, o time que ficou fora foi o próprio Forest). Esse ano resolvemos tirar de consideração, pois é improvável que aconteça novamente.

A segunda é que em 2017 tivemos uma pontuação alta de 80 pontos (Fulham) do sexto colocado, porém se levar em consideração que o sétimo (Leeds) fez 75, podemos dizer que com 76 o sexto lugar estaria dentro.

Com isso chegamos na seguinte pontuação de objetivo: 76 pontos. Com 76 pontos, desde 2005, só em uma edição um time não conseguiria a classificação (2015). Visto que até agora ninguém disparou, não colocaria a mão no fogo por essa pontuação de 78. De qualquer modo, fechamos 76, ok?

Previsão de Pontos:

Fizemos então essa tabela que engloba a rodada, o adversário, o local do jogo e a previsão do blog para a partida (tentando ser o mais realista possível). Do lado, o que aconteceu de verdade. 

Seguindo a ordem, também montamos uma previsão de pontos que o time estaria na rodada rumo aos 76 e o que temos na realidade. Finalmente, a última coluna "variação" mostra o quanto o time está na frente da previsão ou atrás. Ou seja, se está "devendo" pontos, ou no lucro.


Como a tabela foi feita com o campeonato em andamento, até a 13ª rodada nossa previsão era de encerrar com 20 pontos ganhos e atualmente temos 19. Isso significa que ainda está tudo dentro de uma normalidade.

E como tá o restante da planilha? Fizemos a seguinte projeção de pontos:


A partir de quarta, no artigo que escrevemos do pós jogo, informaremos o andamento da planilha com o resultado em questão. Assim, rodada a rodada teremos o cenário se desenhando.

Vamos ver no que vai dar.

Por enquanto faltam 57 pontos para os playoffs.

Comente com o Facebook: